Criando jogos Com JavaFX – Primeiros passos

Estive seriamente pensando em criar algo que permitisse a criação de jogos com algumas linhas de código em JavaFX.

JavaFX já oferece muitas facilidades, como a classe Timeline, que é praticamente um motor nativo, a boa estruturação de interface gráfica, acesso fácil aos componentes da classe, além da grande facilidade de criação de elementos de interface e efeitos visuais(só olhe a classe ImageView para “sentir o drama”…)

É claro que com a experiência, pouca mais válida, que tenho em criação de jogos(criei uns 5 “válidos” em Flash), não cheguei colocando fogo no teclado, primeiro pensei muito, abstrai o que um jogo tem e criei minhas classes abstratas.

A idéia era um jogos 2D, mas depois percebi que o com o esqueleto que eu tinha criado era possível criar qualquer jogo 2D, com mais algumas modificações…

O estranho foi o excesso de abstração… Criei muitas classes abstratas e “mixin” sem ver nada acontecer, só imaginando. Na primeira vez que fui testar a versão básica, tive um grande problema com alguns bugs no JavaFX, mas o Filipe Névola matou o Bug a pau, era um implementação de Mixin meio estranha que deu Crash no compilador. No entanto, essas classes bugadas estavam de penetras no meu projeto… Putz, fiquei muito nervoso…

Hoje Consegui testar de forma legal, já posso criar fases e mais fases usando as minhas classes… Quem for criar um jogo só precisará programar os inimigos, o personagem e o Cenário, o resto é com as clasees

Tá, nada de código até agora… Simplesmente porque ainda está bem cru a idéia inicial e tem muita coisa a ser refatorada.  Quando eu terminar irei disponibilizar o esqueleto para que todos possam ajudar. Estou pensando em coisas grandes para a criação de jogos depois.

Aguardem que em breve estará aqui a primeira Relese da API pra gente trabalhar Junto!

5 Respostas

  1. que legal, to aguardando ancioso =D (inclusive pra fazer esse projeto crescer)

  2. Quero
    Jogos + forte

  3. Gostõ de jogos é o meu divertimento.

    • Na verdade eu parei com esse projeto. Tem outro projeto de um Framework para jogos com JavaFX e JBox2d. Como o cara parece ser bem melhor que eu no ramo, parei meu projeto🙂

  4. gostei do artigo do java fx ainda sou novo no assunto e estou aprendendo mais estou esperando

Deixe uma resposta

