Você é um programador ou um rato?

Para Refletir: Você vive se escondendo do que fez… Morra!

Vejo muitas pessoas se formando, dizendo que odeiam programação pelas costas. Não se sentem culpadas quando copiam um código, ou quando não superam algum desafio. São acomodados, não querem saber do que acontece lá fora.

Não, não. Não é para ser bitolado, ficar lendo livros até de madrugada e desenvolver um comportamente hiperativo e/ou diferente por falta de relacionamento social e contato com coisas normais.

Estamos falando da honra do programador. O que um programador defende? Se você diz odiar programação e não se importa se fez algo mais ou menos, isso é preocupante.

O histórico de nossos heróis da programação/lógica/eletrônica são o inverso de pessoas lombriguentas, que não se esforçam e aceitam qualquer coisa.  São pessoas que amavam o Desafio.

O ponto que eu queria chegar era este. O desafio, a exploração de novos horizontes, a falta de limite são características que atraem pessoas para as excitantes áreas de tecnologia.

Só queria redirecionar os leitores desse blog para esse post, e ver se é o que está escrito que te motiva mesmo: http://www.nomedojogo.com/2009/06/08/como-motivar-um-programador/comment-page-1/

Eu serei um gerente daqui a uns anos. Se fosse hoje eu diria que se você é uma ameba mais morta que viva, que acha coisa de Nerd ficar estudando: vá procurar outra equipe, que na minha você não entra! Bem, quando eu for, hoje eu tenho esta opinião, quem sabe não muda daqui a a um tempo…

5 Respostas

  1. Desafio é bacana… seria bom os programadores terem esse códiga de honra.
    Copiou Javascript?? Cometa arakiri (suicídio samurai)

    Mas tbm tem gente no outro extremo, o extremo da piranhagem, estuda só pra ter dinheiro para um dia não ter que estudar mais e nem se preocupar com desafio.
    Fazer pq gosta é a melhor coisa… fazer o q nao gosta a pior.

    Po, William … vc é bom demais pra ser gerente.
    Não quero ser antiprofissional, mas o último gerente que tive era bem ruim e não sabia de Scripting.
    Flw

  2. Acho engraçado para não dizer patetico esses sentimentos puritanos.. Sempre me vi um lider mas nunca um revolucionario, pois sempre defendi minhas convicções até a morte porem nunca por simples amor, sempre por conveniencia, sempre baseado na razão.
    O mundo é capitalista, e a não ser que monte a sua propria empresa e seja pioneiro montando um empresa nao capitalista (sei la se é possivel existir tal coisa), todas as empresas que poderam lhe dar emprego como gerente, serão altamente capitalistas, como as demais empresas de softwares, e não vão nem querer saber se vc usa scriplet e se teu método tem mais de 20 linhas, so interessam por prazos e custos, se vc criou ou copiou seu codigo da web, nao interessa nem um pouco, penso que tem questões como desempenho e tambem bons programadores fazem codigos que nao so o pc entende mas tambem outros possam entender porem nao confunda sua vaidade esdruxula e barata, com qualidade de software do mundo real. Eu não gosto mas se vc gosta de que faz, admiro vc por isso, mas nao vem dizer que é feio copiar código, como se vc criasse algo novo, pois nao vai enganar ninguem, nao há nada novo, estamos sempre customizando, implementando coisas que com certeza já foram feitas por alguem um dia, e outra coisa vc pode até gostar, mas tenho certeza que gosta ainda mais do seu salário no final do mes, que com certeza não é baixo. Vejo que vc gosta de animais (foto no javafree), pq nao foi ser veterinario, eu confesso que seria um biologo mto mais feliz do que souo como analista, mas tenho outras prioridades na vida que criar minha filha e realizar meus sonhos, e vi na informatica uma jeito mais curto de chegar la devido a alta remuneraçao do mercado.
    Desafio?!? Filosofando.. até o desafio tem uma hora que já não te da mais prazer, é sempre uma busca incessante que não traz felicidade pois é sempre o mesmo final você consegue.. desafios são coisas para burros, pois pensam que o ser humano não é capaz disso ou daquilo, esquecem que muito antes de que os cientistas chamam de evolução nos já tinhamos um médicina super avançada(egípicia), um cultura super moderna(grega), contruções fenomenais(piramides), etc.. O ser humano so fica feliz quando consegue seguir regras, viver dentro de uma obediencia maior, de um ser supremo, que se chama Deus, Jesus Cristo, nosso salvador.

    • Victor, obrigado por comentar!

      Acho que transmite a idéia errada pra você.

      Se você não gosta não faz mal, conheço e trabalho com muitas pessoas que não gostam de informática e desenvolvimento, estão na área pelos ganhos mesmo….
      Mas você faz seu serviço porcamente por isso? Desanima uma equipe inteira falando que não pode fazer algo e que não quer aprender? Garanto que não, por que leio seus posts no JavaFree antes de eu sequer ter um usuário por lá, e você deve ser esforçado para conseguir seus objetivos, creio eu.

      Hehehehe, eu sou super fã de simplificar e reusar, não sei em qual ponto te passei a idéia de que sou desses caras que gostam de escrever código como se fosse um livro….

      Olha só este ponto:

      ” Se você diz odiar programação E não se importa se fez algo mais ou menos, isso é preocupante”

      Olha um E ali. Você pode não gostar, é normal! Mas você não deve deixar as coisas saírem erradas por preguiça ou outros….

      A questão do desafio: pra mim é importante, pra você não é? Tudo bem! Não tem problemas! O negócio é que não gosto de XYZXYZXYZ, sou assim e com certeza sempre irei querer pessoas assim comigo.

      Olha, também canso as vezes, quero ficar bem sossegado no meu canto, dormindo e fazer outras coisas mais calmas, mas são momentos, tem pessoas que são assim eternamente, infelizmente. Querem nascer, viver que nem zombis e morrer… sim, que graça tem?

      Bem, não vou comentar a parte de copiar códigos e tals que se você prestar bastante atenção, eu não falei disso, na verdade, apóio desempenho no desenvolvimento, como eu tinha dito!

      Fala ae, tu é um zumbi? Sua vida pode ser inútil que você nem se importa? É disso que estou falando!!! Não importa se é com programação ou não, é na vida mesmo!

      Um exemplo pra matar, eu tinha um amigo lombriguento, pelo MSN, nada demais, tenho vários, mas uma vez dei uma mão no projeto dele, ele não tocava o negócio, mesmo sendo de inteira importância! EU fiz o code pra ele, só que ele não sentiu nem um pouco de remorso nisto, Ele estava com a responsabilidade de fazer e eu fiz, o salário dele cai no fim do mês, mas ele não se sente mal? Não! Muitas pessoas não! E é disso que estou falando!

      Sobre o cachorro no JavaFree: Só uma homenagem a minha cachorrinha que foi morta brutalmente. Se ver meu orkut, msn, twitter verá que essa é a foto.

      Sobre Deus e regras: prefiro não falar de religião, ou das regras da sociedade…

      Valeu pelo comentário, aguardo mais =D

      []’s

      • Brother,

        Eu encaro meu trabalho da seguinte forma: Sou um resolvedor de problemas. Eu ganho para resolver problemas dos clientes da empresa no qual eu trabalho, e levo muito a serio a qualidade do mesmo, tento sempre não so resolver o problema da melhor forma possivel como mostrar coisas que as vezes naquele momento eles nao estejam enchergando, sou um consultor, e atualmente mais de petroleo do que de java propriamente dito, vc ser bom e ter etica, sao coisas que independem de estar ou nao agradando a si proprio (uma vez me perguntaram se eu gostava de estudar, eu disse que mas fazia aquilo pois sabia que seria importante para o meu futuro, isso foi na frente da minha mae e eu era muito pequeno, gerou um espanto na minha mae pois ela jurava que eu adorava estudar devido as minhas boas notas).
        O que eu tinha entendido do seu post e abomino sao a prepotencia do pessoa de TI achando que sao fodoes e temos que fazer coisas que todos olham e digam: NOSSA!, que somos MAIS do que outros, a invensão moderna mais importante, não é o computador, é sim a roda, a engenharia mais foda não e de software ou hardwares ,é a do petroleo.

        Mas em fim
        tudo tranquilo.. e bom dicurssões dessas

  3. Desenvolvimento de software é mesmo uma coisa estranha, a gente cria ferramentas complexas que depois vão facilitar o nosso trabalho ou o de outros desenvolvedores. Assim que é bom, foco na criatividade.

    A gente não vive só pra trabalhar e nem só pra ganhar dinheiro… o que eu vejo algumas pessoas por aí fazendo é gastar 8 horas do dia delas em funções de TI que elas não gostam só pelo salário, isso não gera evolução pra área.
    Não se paga a satisfação de fazer algo legal mesmo que seja Javascript puro hahaha.

    Ah, e evolução não quer dizer só $$, a galera do software livre ainda está aí pra provar que fazem o que gostam.

    Abraço

Deixe uma resposta

