Apresentando HTML 5

Sim, eu sei que HTML 5 está em desenvolvimento e precariamente sendo suportado por alguns browsers…Mas HTML 5 é legal e será cada mais utilizado e suportado.

Por esses motivos, eu impulsivamente comprei um livro na Amazon chamado “Introducing HTML5”. Um dos melhores livros que comprei sem pensar muito! Valeu a pena e já estou quase terminando a leitura. A leitura é simples e divertida e você não perde tempo com coisas chatas.

Os autores Bruce Lawson e Remy Sharp apresentam os elementos novos do HTML 5 muitas vezes com um exemplo. As novas tags são comparadas com as atualmente utilizadas e também são apresentadas alternativas de como utilizar HTML 5 e mesmo assim permitir pessoas com navegadores antigos usarem suas páginas. Algumas vezes projetos alternativos são citados para que possamos usar HTML sem impacto para o usuário final que ainda está com o seu IE 6/ IE7 da vida (pobres infelizes!)

Outro ponto forte do livro é a cobertura da parte de acessibilidade. Os autores falam de WAI-ARIA muitas vezes, sem que isso seja um empecilho no ensino do uso de HTML 5.

Legal que por mais que o título diga HTML 5, o foco não é ser um simples guia da nova versão linguagem de marcação da WEB, mas também mostrar como usar eles com sucesso mesmo que Javascript seja requerido para isso. Na introdução os autores deixam claro que se quiserem um guia a documentação é o melhor lugar, tanto que muitos elementos são pobremente discutidos e outros são bastante detalhados, como na apresentação dos elementos multimídia audio e video.

Por serem bastante ativos nas discussões sobre HTML 5, os autores mantém uma visão crítica de algumas coisas da especificação e sempre referenciam discussões em grupos de experts que ajudam na criação da especificação. Também não deixam de apresentar por que algumas coisas são são tão perfeitas, como por que os navegadores não suportam pelo menos um formato aberto comum, assim evitaríamos ter que codificar nossos vídeos mais de uma vez para um suporte completo(ver fim desse texto).

Pelos motivos acima recomendo o livro para aqueles que buscam diversão além de tudo quando estão aprendendo algo novo e que também queiram ficar por dentro da linguagem que será onipresente na WEB em um futuro próximo. Também em um futuro próximo pretendo mostrar um pouquinho sobre HTML 5 talvez em um artigo no JavaFree.

Nota: Realmente a revolta foi muita quando fiquei sabendo que Nokia e Apple agiram para tirar a obrigatoriedade dos navegadores suportarem pelo menos um formato livre de codec para áudio/vídeo. Tudo isso por causa das porcarias de patentes e empresas privadas querendo tirar “casquinha” das coisas. Pior ainda que tem gente que defende esse pessoal… Veja mais sobre isso nessa página.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: