Java consumindo menos memória que uma página do Gmail?

Eu estava vendo o status do projeto Pivot e algo me chamou a atenção: uma aplicação Java no navegador está consumindo menos que o meu GMail aberto. O mesmo vale para outras páginas. Vejam abaixo as evidências disso:

Total da aplicação Java(aproximadamente) = 1 + 48 + 11 + 12 = 72;
Gmail = 90 (sem contar a parte do Browser em sí)

Estamos falando de uma aplicação de demonstração de uma tecnologia, ou seja, contém todos os possíveis componentes do Pivot. Mais uma coisa, o navegador também estava consumindo muito mais, eu estava levando em conta só o processo do GMail, lembrando que ele precisa do chrome, que “come” mais um pouquinho. Um outro ponto importante é que eu mexi na aplicação para caramba para garantir que ela estaria usando tudo(várias instâncias já criadas) e não era somente um uso de memória da aplicação aberta. Depois de um tempo mexendo, o uso de  memória parou nesse valor (aprox. 48 mb), mas começou com em torno de 20 mb.

Não sou advogado do diabo, mas isso deve ser levado em conta na hora de escolher sua tecnologia e hoje com a volta do cliente rico Java (através do JavaFX), o desenvolvedor tem tudo que necessita em suas mãos.  Isso sem contar que teoricamente o JavaFX seria mais leve (e vai melhorar, pois será parte do Java 8) que o Pivot, pois contém uma API gráfica melhorada e recursos de aceleração gráfica(quando necessários).

Pense nisso!

OBS: Obviamente esse post não é sobre uma comparação mega profissional com todos os parâmetros e “testes de fogo” com as tecnologias. Não é também uma mega propaganda para o Java e nem um “flame”. A idéia é que antes essas aplicações Java “engoliam” memória e hoje a situação é outra: Java está muito mais leve!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: