Breve resumo: Ida ao JavaOne San Francisco

Olá Pessoal.

Esse ano tive a oportunidade de participar do JavaOne San Francisco 2012. Foi de longe uma das melhores experiências da minha vida, tanto técnica quanto pessoal.

Para quem não sabe, o JavaOne é simplesmente o maior evento sobre Java do planeta e é lá onde você encontra os maiores programadores e entusiastas da plataforma. Não vi muitas sessões, mas tive oportunidade falar com pessoas com as quais eu só trocava e-mail antes e ainda ser apresentado para outros que nunca imaginei conhecer. .

Notei também que os javeiros do Brasil estavam em peso lá. A galera do SouJava realmente nos representou. O Bruno Souza é a cara do Brasil e a Yara com o VInicius Senger são “rockstars” lá no meio de tantos mestres. No geral, pude conhecer outras pessoas que são muito ativas nesse meio, mas eu particularmente nunca tinha ouvido falar. É a famosa brincadeira que diz que eu tive que virar o mundo para conhecer brasileiro.

Fora as pessoas, o evento é lotado de palestras durante o dia todo. São tantas coisas que é impossível não se arrepender em nenhuma delas, pois coisas legais muitas vezes acontecem de forma concorrente. No final as apresentações foram todas disponibilizadas online! Por outro lado, acredito que o que mais vale em eventos desse tipo é estar em contato com as pessoas desse meio.

Um dos meus objetivos no evento era também divulgar o nosso JUG e acredito que fiz isso com bastante sucesso, pois o Stephen Chin usou a camiseta do JUG durante uma apresentação inteira, inclusive saindo em uma foto épica com ela! O motivo de eu ter ido lá era co-apresentar com o Steve sobre Visage, a apresentação está no link e minha função principal foi escrever código🙂.

Por fim eu pude conhecer aquele país um pouco e o melhor era ver uma outra cultura. Também viajei para algumas cidades na compania do Jonathan Giles, que foi uma pessoa incrível durante toda essa etapa da viagem.

Infelizmente eu fiquei um pouco decepcionado comigo mesmo ao ver quão as pessoas são além do básico com Java, senti que eu deveria me dedicar mais. Também por não ter conseguido me expressar bem em vários momentos. Mas pelo menos voltei mais motivado com a tecnologia! Sugiro a todos que tiverem a oportunidade: Vão! Não percam tempo pensando. Caso não tenham tempo ou condições de ir ao JavaOne San Francisco, não se esqueçam do JavaOne Latin America que acontece em São Paulo no começo de dezembro!

Deixe uma resposta

