3 Motivos para quem preza pela liberdade não votar no PSDB

Eu, um profissional de TI, não votarei no Aécio Neves, do PSDB, pelos 3 principais motivos seguintes:

  • PSDB  é contra o Software Livre

Além  de ser um parceiro da Microsoft, o PSDB parece não entender que quem é contra o Software livre é contra a inovação, contra a concorrência de mercado, contra o real empreendedor. Sistemas que não seguem os princípios do Software Livre são um retrocesso à sociedade.

Leia mais sobre isso aqui.

Por outro lado, não sou petista, mas sei que foi o Lula(inclusive discursando no FISL), o José Dirceu e até como oposição, em 1999, o PT em geral foi sempre amigável ao software livre. Veja essa proposta do deputado Wagner Pinheiro, ainda em 1999! O PT ainda foi super a favor do Marco Civil da Internet, um ato elogiado internacional, inclusive pelo Tim Berners-Lee.

Caso ainda não entenda como o Software Livre é importante, leia o livro “Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento” de  Sergio Amadeu.

  • PSDB parece não ser muito amigável ao movimento de dados abertos

Enquanto foi no governo do PT onde tivemos o maior avanço para um governo livre(ver LC 131) e a abertura de dados do governo de forma que profissionais de TI possam trabalhar com os mesmos, o PSDB veta pedidos de abertura de dados.

Para entender melhor, sugiro que faça os cursos do CGU sobre o assunto.

Para saber por que acha que o PSDB é menos amigável ao movimento de dados abertos, veja que o Alckmin vetou um projeto importante para melhoria da educação no estado de São Paulo que era sobre transparência dos dados educacionais…

  • PSDB Censura discaradamente e a mídia tradicional apoia ele

O PSDB tentou censurar usuários do Twitter que eram contra eles. Tentou censurar o Google e o Facebook. O Aécio tem, ainda por cima, um documentário exclusivo sobre como ele era contra a liberdade de expressão em seu estado.

O PT, por outro lado, é atacado exaustivamente por todos os lados, inclusive com mentiras. Mentiras circulam na internet, a mídia tradicional faz propaganda direta ao PSDB e oculta qualquer candidato ou pessoal eleita do PSDB em casos de corrupção. Sabia que acessor do PSDB foi pego com 100 mil em dinheiro e ganhou um texto gigante no estadão para se defender? Sabia que Serra, Alckmin e outros estão envolvidos no caso trensalão? Há tantas outras coisas… Mas o PSDB é santo, pois assim maquiaram sua mente.

Com o PT perdendo ou ganhando, espero que possamos continuar com o progresso no Brasil. Estávamos mudando, caminhando para um país melhor. Eu continuarei focando nessas ideias(Software Livre, dados abertos e liberdade de expressão. Não são ideias que tive hoje, nem ontem, elas vêm de anos de envolvimento com Software Livre e dados abertos.

Por hoje, considero o PSDB na presidência um retrocesso para a liberdade no país.

Esse texto é livre. Distribua a vontade.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: