Motivos que justificam meu voto na Dilma em 2014 (após ler isso, você poderá votar 13 também)

Eu sou social democrata. Acredito no movimento Open Source, que é o elemento de corrosão do sistema atual, que é desigual e perverso. O sistema que querem nos impor aceita a pobreza como parte natural, pois ele diz que somos diferentes e que o sistema é justo, assim, se somos pobres a culpa é nossa. Esse é o neoliberalismo. Neo, de novo, já fizeram muito disso, e levou ao que chamam de Grande Depressão, que foi resolvida com o governo ajudando, por pressão de comunistas: se não houvesse esse acordo, os trabalhadores iam aderir ao então popular socialismo (auge da União Soviética causava inveja neles). (daí vem o New Deal e então a base da teoria de Keynes, uma teoria economica diferente do liberalismo, que parece ser a escolhida da nossa Presidenta)

Bem, tempos mudaram. Hoje não buscamos mais o socialismo utópico, mas sim um sistema onde possamos ficar intermediando com o Estado, mexendo nas coisas para que não sejam tão perversas, e também apoiar qualquer ação que caminhem em direção de um mundo melhor, sem grandes depressões, sem guerras, sem bombas atômicas e mais solidário e livre. Chame de socialismo, mas eu acho que vamos caminhar para algo diferente, podemos caminhar para o Brasil de Darcy Ribeiro com os projetos da Dilma.

Uns acham que para caminhar para um mundo melhor, temos que ter mais neoliberalismo por aqui. Esse é o caso do Aécio e “sua equipe”. Mas não é o meu caso. Meu caso eu explico em breve, nesse mesmo texto. Só acredito que para continuar melhorando, temos que buscar um mundo mais moderado aí. Explico.

Acredito no governo aberto, transparência e dados abertos. Acredito em uma sociedade com individuos e também com busca pela diminuição das desigualdades: nem socialista utópica, nem libertária de direita. O seguinte documento explica muito bem no que acredito como base política: http://www.fesghana.org/uploads/PDF/Brochure_SocialDemocracy_FINAL.pdf

Em especial essa parte:

In contrast with many liberals, social democrats believe that freedom has  financial and social preconditions. It is not only about securing negative freedoms but ensuring what is called ‘positive freedom’. What does the legal right to publish your own opinion help, if you cannot write or do not speak the proper language? And what helps the right to go to school, if the school fees exceed your financial capability? Are you free to study? Only basic education and financial security can enable some freedom of choice.

(tradução aproximada)

Em contraste com muitos liberais, sociais democratas acreditar que liberdade tem pré-condições sociais e financeira. Não é somente assegurar liberdades negativas, mas assegurar o que é chamado de ‘liberdade positiva’. Irá o direito legal de publicar sua opinião se você não consegue escrever ou falar corretamente? E no que ajuda o direito de ir à escola se as taxas da escola ultrapassam sua capacidade financeira? Você é livre para estudar? Somente a educação básica e segurança financeira podem trazer algumas liberdades de escolha

Assim, acredito na educação. Não acredito em concorrência para ter uma vaga na faculdade, mas sim um acesso facilitado à educação e um mundo mais propício aos métodos científicos que métodos baseados no senso comum, religioso ou popular. Assim a educação e o questionamento constante são essenciais(o mesmo questionamento que Alckmin tirou da educação básica de SP). Assim acredito na democratização da educação: a Khan Academy(Dilma se encontrou com o idealizador do projeto), na UAB(Universidade Aberta do Brasil, criada durante o governo Lula), entre tantas outras coisas criadas por esse governo.

Dilma com Salman Khan

Acredito que Dilma é o caminho. Pois foi no governo Lula/Dilma que criamos tantas faculdades públicas, escolas técnicas, aumentamos investimento em educação e garantimos que quem quer mais pode com bolsas de mestrado e o programa Ciência sem Fronteiras. Comparem com FHC.

Acredito que Dilma é o caminho. Pois foi no governo Lula/Dilma que acabamos com a miséria e criamos um governo solidário com tanta carência que temos no nosso Brasil. Sou a favor de programa social. O governo dos últimos 12 anos fez muito para quem tinha nada. Comparem com FHC.

Também sou a favor de dados abertos e software livre. Foi no governo Dilma/Lula que o tivemos tantas melhorias no processo de transparência governamental. Também foram esses governos que alancaram o uso de software livre no Brasil. Outro dia estava vendo uma apresentação sobre software livre no Equador e fomos citados como exemplo. Que orgulho! Já os tucanos querem fazer parceria com a MS.

Outro ponto importante é que o trabalhador é protegido no governo Lula/Dilma. A PEC das empregadas me levou a lágrimas quando aprovada. Também tem o PLR obrigatório e tantas outras coisas. Importante é que o governo está do lado do trabalhador, não deixa o mercado escravizar nem mandar gente embora, o que seria normal no neoliberalismo(plano da “equipe do Aécio”) com as desculpas de sempre. Oras, se há problemas tente outros caminhos antes de sair demitindo.

PT investiu em infraestrutura, não abriu as pernas para o FMI, não quebramos o país e os negócios locais. Poxa, gente, votar PSDB é regresso total… Vocês sabem disso, lá no fundo sabem, se não se convenceram ainda, o Ciro explica melhor. Você realmente quer isso melhor?

  (Se ainda não caiu sua ficha, a maior parte do seu pagamento em imposto vai para a dívida gerada pelo FHC e pela Ditadura e não para Bolsa Família, muito menos para portos em Cuba. Se ainda não entendeu, os caras torraram o que tinha, deram dívida que vocês pagam até hoje e ainda não trouxeram nem uma faculdadedinha pá nóis)

Já um tema que a oposição ao governo enche a boca para falar é corrupção. Aí cabê a reflexão: Vocês acham que o Brasil era certo antes do PT e a corrupção aumentou ou que há um barulho maior. por ser o PT no poder? Lembre-se que o Aécio é “meio que” contra a liberdade de expressão e que o governo FHC os casos de corrupção eram engavetados e que ainda ele comprou a reeleição. Por outro lado, o Joaquim Barbosa não hesitou em nenhum momento em colocar os acusados no mensalão atrás da cadeia.

Resolver a desigualde social evitando que o neoliberalismo crie um abismo social, facilitar o acesso à educação, caminhar para um “mundo novo”, não esconder a corrupção, pelo contrário, escancarar e punir os culpados: Meu voto é para Dilma 13 e queria que o seu fosse também.

Com certeza você quer o mesmo que eu ou algo parecido. Se sim, pergunte a você mesmo: Como o partido dos tucanos vai ajudar a gente a atingir aquilo? Não achou resposta, né? Pois eles só sabem fazer o mesmo: acusar de corrupção, usar a mídia a favor deles, entre outros.

Com certeza depois que você refletir, você vota Dilma 13 também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: