Sou um socialista democrático

13327477_1192535827453338_6911385669778819990_n.jpg

Sabe o que é ser socialista? É querer mudar essas coisas estranhas da nossa sociedade.

Você pode ser um socialista revolucionário que muda isso bruscamente utilizando como meio usualmente o estado: Estatiza todas casas paradas e dá para quem não tem. Ou você pode ser um socialista reformista que acredita que pequenas mudanças são plausíveis para caminhar para uma sociedade sem essas estranhezas.
 
Um tipo de socialista reformista é o socialista democrático, que acredita que por meio de eleições poderá ganhar o poder e ir reformando o sistema para mudar ele aos poucos.
 
Mas esse último tipo no geral se perde em acordos com quem não quer mudar isso ou por golpes da burguesia.
Enquanto estivermos jogando comida no lixo com milhões de pessoas passando fome, minha obrigação é ser socialista e tentar mudar esse sistema para algo um pouquinho melhor.
Screenshot.png
Claro que avançamos muito, mas ainda há muito a se fazer no mundo. Com dados abertos e movimentos open source, podemos dar um grande passo para uma sociedade um pouco melhor.
Por isso trabalho hoje com software open source, é minha contribuição como célula para o socialismo.  Por isso também trabalho no meu tempo livre com dados abertos, para exercitar a democracia temos que ter um estado realmente democrático, transparente e eficiente, para que as pessoas possam contribuir com os impostos com a certeza que poderão usar serviços públicos de qualidade mesmo quando passarem por momentos dificeis na vida. Para pessoas iguais a mim, a grande satisfação também está no fato de que, independente de classe social, cor, sexualidade, todos teremos acesso a saúde, educação, moradia e outras coisas essenciais para entender o nosso papel na sociedade e poder participar da mesma.
Afinal, como podemos falar que vivemos em uma democracia se boa parte da população sequer entende o que lê e vive em condições sub humanas.
Claro que nada disso agrada os adeptos de um sistema “capitalista selvagem”, com maior liberdade de mercado e menos intromissão do estado. Depositam todas as fés na “livre iniciativa”  e na “meritocracia”. Eu não acredito que o mercado seja eficiente, muito menos justo, mas isso é papo para outro texto.
Se você se identifica com o que foi escrito acima, pare e pense, leia mais sobre o que acredita. Talvez você também seja um socialista.

Uma resposta

  1. Parabéns William, texto perfeito meu amigo. Vamos seguindo, lutando e caminhando. Aliás, você me ensinou, que o mundo é dos “fazedores”, muito obrigado. Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: